Acessos desde abr/09: 113396 Rogério Ratner, gaúcho, é cantor, compositor e escritor - História do Rock, da música gaúcha - Rio Grande do Sul - RS
Site da rede
Artistasgauchos.com.br
artistasgauchos.com.br

Notícias

Lançamento do livro "Woodstock em Porto Alegre", de Rogério Ratner
09/06/2016







LANÇAMENTO DO LIVRO "WOODSTOCK EM PORTO ALEGRE", de ROGÉRIO RATNER



Está sendo lançado pela “Já Editores” o livro “Woodstock em Porto Alegre”, de Rogério Ratner. A obra, no formato “e-book”, resgata a história do programa que oradialista Júlio Fürst (que hoje apresenta oprograma “Fim de Tarde” na Itapema FM) produzia na Rádio Continental AM, nos anos 70, e no qual ele encarnava o personagem “Mr. Lee” (o programa era patrocinado pelas calças LEE, em face de uma joint venture estabelecida com as fábricas Renner). Nesse programa o radialista passou a veicular o trabalho de músicos independentes de Porto Alegre, que se apresentavam no MUSIPUC, principal festival estudantil que havia na capital gaúcha, e outros artistas iniciantes e então desconhecidos do público, em gravações que eram feitas artesanalmente nos próprios estúdios da emissora.

Na sequência da grande audiência do programa, Júlio promoveu shows coletivos que foram um tremendo sucesso, e praticamente “inventou” a cena musical urbana moderna da capital gaúcha nos anos de 1975 e 1976. No programa apresentado por Júlio surgiram os Almôndegas (grupo de Kleiton e Kledir), o grupo Utopia (de Bebeto Alves), as bandas Byzarro, Bobo da Corte, Flor de Cactus, Gilberto Travi e o Cálculo IV, Em palpos de Aranha (de Cláudio Levitan e Giba Giba), Afrosul (de Paulo Romeu), Emergência, Mercado Livre (de Calique, Garay e Pedro Guisso), Inconsciente Coletivo (de João Antônio Araújo e Xandy Vieira), Hallai Hallai, Mantra (liderado por Zé Flávio), além de compositores como Nelson Coelho de Castro, Hermes Aquino, Fernando Ribeiro, Gil Gérson, João Schu, Élbia Solange e um sem número de outros artistas que fizeram sucesso local e, em alguns casos, nacional. O livro também traça um painel geral do cenário da música popular urbana gaúcha na década de 70, enfocando iniciativas paralelas tais como as Rodas de Som organizadas por Carlinhos Hartlieb e o Musipuc. Há também trechos dedicados aos Discocuecas, grupo inovador no formato música/humor, integrado pelo próprio Júlio Fürst, por Beto Roncaferro, por João Antônio e Gilberto Travi. Foram mais de dez anos de pesquisa, envolvendo entrevistas feitas com músicos, jornalistas e radialistas de nomeada da cena porto-alegrense.

Aqui vai o link com um texto que resume a saga do “Mr. Lee:

http://bandasdorockgauchoforever.musicblog.com.br/41309/Woodstock-em-Porto-Alegre/

Para adquirir o livro, que custa R$ 15,00, basta acessar o link abaixo, no site da Editora Já.

https://www.jornalja.com.br/loja/inicio/35-woodstock-em-porto-alegre.html



Abaixo links mostrando o movimento do Mr. Lee, focados especialmente no show realizado no Auditório Araújo Vianna, em 1975, ao qual faz alusão a ilustração da capa, feita pelo artista plástico e cineasta Jonas Rabello Kirschbaum.




Rogério Ratner é escritor, cantor, compositor e radialista. Tem 03 CDs autorais lançados, e parcerias com Martha Medeiros, Letícia Wierzchowski, Paula Taitelbaum, Ricardo Silvestrin, Ronald Augusto, Cíntia Moscovich, Fabrício Carpinejar, Celso Guttfreind, Emílio Pacheco e Arnaldo Sisson. Suas músicas foram interpretadas por nomes como Ana Krüger, Karine da Cunha, Rafael Brasil, Dudu Sperb, Monica Tomasi, Lúcia Severo e Adriana Marques.

Rogério edita os blogshttp://bandasdorockgauchoforever.musicblog.com.brehttps://wordpress.com/post/bandasdorockgauchoforever.wordpress.com,

dedicados à música gaúcha de todos os tempos e em todas as suas vertentes. Produziu e apresentou o programa Paralelo 30 na Rádio Buzina do Gasômetro, dedicada exclusivamente à música gaúcha em todas as suas tendências. Foi colunista de música do Jornal Usina do Porto. Já publicou diversos artigos enfocando a música feita no RS em todas as épocas e estilos para inúmeros sites e blogs, tais como Território da Música (Terra), Overmundo, Artistas Gaúchos, Tambor (da Procempa, Prefeitura Municipal de Porto Alegre), Rock press, Dissonância, Whiplash, dentre vários outros.

Site oficial

http://www.rogerioratner.com

 

Fonte: Rogério Ratner

Todos os direitos reservados a Rogério Ratner